sexta-feira, 15 de maio de 2009

Progresso

pro-gres-so: (arcaico) percurso oficial, guiado por regras. 2. desenvolvimento histórico no sentido do avanço ou aperfeiçoamento. 3. marcha, percurso adiantado da história ou civilização, como num show de horror ou uma viagem mortal. 

Talvez nenhuma idéia na civilização ocidental tem sido tão importante quanto à noção de progresso, como Robert Nisbet colocou, “tudo agora sugere que a fé ocidental no dogma do progresso esta decaindo rapidamente em todos os níveis e esferas neste final do século XX". 
No mileu anti-autoritarismo, também, progresso caiu em tempos difíceis. Houve um tempo em que os lideres sindicais,como seus companheiros próximos marxistas, poderiam mais ou menos discursar com sucesso por mais marginal e insignificante, os desinteressados em organizar suas alienações através de uniões, conselhos e similares. Ao invés do tradicional respeito pela produtividade e produção (pilares do progresso) um conceito ludita sobre as fabricas esta crescendo e o anti-trabalho um ponto de partida fundamental para o dialogo radical. Até mesmo vemos alguns tomando gato por lebre: os trabalhadores industriais do mundo presos pela segunda palavra (industrial) poderiam ir mais adiante, recusando a primeira (trabalhadores) certamente não como organização. 

A crise ecológica é um claro fator em descrédito do progresso, porem como este dogma de fé foi por tanto tempo uma questão ignorada, esquecida. Ha algum significado no progresso, depois de tudo? 
A sua promessa começou a ser notada, em vários aspectos, desde de o começo da historia. Com a ascensão da agricultura e o inicio da civilização, por exemplo, a destruição progressiva da natureza, extensas áreas do oriente médio, África e Grécia foram transformadas em áreas desertas. 

Em termos de violência, a transformação do modo de vida pacífico e igualitário do coletor-caçador para a violência da agricultura/civilização foi rápida. "Vinganças, feudos, guerras e batalhas parecem ter emergido juntas, e típicas de povos domesticados", de acordo com Peter Wilson. E a violência certamente tem progredido ao longo do tempo, desnecessário dizer, das armas estatais de destruição em massa aos recentes assassinos em série. 

A doença propriamente dita se encontra perto de ser associada à invenção da vida civilizada, cada doença degenerativa conhecida faz parte da armadilha do aprimoramento histórico. Da plenitude e vitalidade sensual da pré-história, ao presente cenário de doenças endêmicas e sofrimentos psicológicos massivos - mais progresso. 

O ápice do progresso é a atual era da informação, que incorpora progressiva divisão de trabalho, de um tempo inicial de uma possibilidade de entendimento não mediado, ao estagio onde conhecimento se transforma meramente em um instrumento da totalidade repressiva, á corrente era cibernética onde dados são tudo o que resta. O progresso tem colocado significado de si próprio ao vôo. 

A ciência, a imagem do progresso, tem encarcerado e interrogado a natureza, enquanto a tecnologia tem sentenciado a natureza (e a humanidade) ao trabalho forçado. Da divisão original do ser que é a civilização, passando pela separação cartesiana da mente dos restos dos objetos (incluindo o corpo) para nosso árido presente de alta tecnologia - um movimento de fato estranho. Dois séculos atrás, dos primeiros inventores dos maquinários industriais foram confrontados pelos trabalhadores têxteis ingleses sujeitos aos maquinários, e tiveram como vilão todos, menos seus patrões capitalistas. Os designers da escravidão computadorizada de hoje são respeitados como heróis culturais, embora uma certa oposição começa a crescer. 

Na ausência de uma grande resistência, a lógica interna do desenvolvimento da sociedade de classes culminara, em seu ultimo estagio, em uma vida totalmente tecnificada. E relação do progresso da sociedade a da tecnologia é cada vez mais convergente. Walter benjamim, em sua ultima e melhor obra, teses sobre a filosofia da historia, expressa de modo lírico: 

"Uma pintura de Klee chamada ‘angelus novus’ mostra um anjo como se estivesse para se afastar de algo que ele esta contemplando fixamente. Seus olhos observam com atenção, suas bocas estão abertas suas asas estendias. É assim que se ilustrou o anjo da historia. Sua face esta virada para o passado. Onde nós percebemos uma cadeia de eventos, ele vê somente uma catástrofe que amontoa ruína sobre ruína e arremessa a seus pés. O anjo gostaria de fica r acordar os mortos e refazer o que foi destruído, mas uma tempestade esta vindo do paraíso; e atingiu suas asas com tanta violência que o anjo não pode mais fecha-las. Esta tempestade o atira irresistivelmente para o futuro para o qual esta de costas, enquanto o amontoado de ruínas por de traz dele cresce para o céu. Esta tempestade é o que chamamos progresso”. 


TexTo dE:John Zerzan

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